12 found
Order:
  1.  13
    Guerra pela eternidade: o retorno do Tradicionalismo e a ascensão da direita populista, de B.R. Teitelbaum.Márcio Gimenes de Paula - 2023 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 42 (1):70-75.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Kierkegaard E Kant: Algumas aproximações entre a ética do Amor E a ética do Dever.Marcio Gimenes De Paula - 2012 - Philósophos - Revista de Filosofia 17 (2):159-180.
    The aim of this paper is to analyze, with approximate order, two ethical positions. To achieve this goal, the text will look in their introductory considerations, the context and objectives of Kierkegaard´s Works of Love, since there is clearly expressed the ethics second the Danish author. In its first part, the focus of the article will consist in evaluating the rationality of ethics of duty especially through an investigation of goodwill and freedom, which is developed in the third section of (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Um diálogo entre Jacobi e Kierkegaard a partir das Proposições Preliminares sobre a Dependência e a Liberdade do homem.Marcio Gimenes de Paula - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (2):77-88.
    O presente artigo possui duas divisões básicas. Na primeira, almeja-se avaliar algumas das teses de Jacobi presentes na obra Proposições preliminares sobre a dependência e a liberdade do homem. Na segunda parte, o intuito é investigar a influência de Jacobi no pensamento de Kierkegaard, especialmente por meio de uma leitura selecionada de trechos dos Diários e das obras Migalhas filosóficas e Pós-escrito às migalhas filosóficas. Por fim, à guisa de conclusão, pretendemos ressaltar a importância de algumas das teses de Jacobi (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. A kênósis entre o sagrado e o profano: a polí­tica e a secularização em Kierkegaard e seu dialogo com algumasdas teses de Vattimo.Marcio Gimenes de Paula - 2008 - Princípios 15 (23):233-253.
    la82 12.00 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 Um dos objetivos do presente artigo é analisar a temática da política e da secularizaçáo na obra do filósofo Kierkegaard (1813-1855). Duas obras do pensador dinamarquês seráo especialmente analisadas aqui: O Indivíduo e Exercício do cristianismo . O segundo objetivo, é promover o diálogo de suas teses, contrárias ao processo de secularizaçáo, com as teses de Gianni Vattimo (1936-), pensador italiano e entusiasta de um mundo secularizado. A despeito (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. De Ratione, una, universalli, infinita: uma obra de Feuerbach.Marcio Gimenes de Paula - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (1):22-38.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Kierkegaard como crítico da imprensa: O caso Corsário.Márcio Gimenes de Paula - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):72-82.
    A proposta do meu trabalho é apresentar, a partir de uma interpretação do caso Corsário, a crítica de Kierkegaard a um dado tipo de jornalismo que ocorria na Dinamarca de sua época. O intuito é compreender a polêmica do pensador para além de uma mera querela dinamarquesa e paroquial, situando-a num contexto maior de crítica à imprensa e, nessa mesma direção, almeja compreender o quanto o autor dinamarquês se enquadraria no modelo do típico intelectual do século XIX. Desse modo, o (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  5
    Luigi Pareyson, leitor de Kierkegaard e a tradição existencialista italiana: uma análise a partir dos Studi sull´esistenzialismo.Márcio Gimenes de Paula - 2020 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 1 (1):41-62.
    Resumo: Lugi Pareyson (1918-1991) foi um dos mais importantes filósofos italianos do século XX. Sua imensa e erudita obra contribuiu significativamente para a discussão do idealismo alemão e do existencialismo em solo italiano e também na Argentina, onde ele trabalhou por alguns anos. O objetivo do presente artigo é avaliar alguns aspectos de sua leitura sobre um autor capital para o existencialismo, a saber, o dinamarquês Kierkegaard. Para tanto, delimitaremos nossa análise a investigar a presença do pensador na sua obra (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Mundanidade e secularizaçao: Um diálogo entre Kierkegaard e Agostinho.Marcio Gimenes de Paula - 2010 - Philosophica -- Revista Do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa 35:33-44.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. O problema religioso como pre'mbulo do idealismo italiano: das teses de Maurizio Viroli à religião da liberdade em Croce.Márcio Gimenes de Paula - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (1):85-115.
    O objetivo do presente artigo é analisar o quanto o chamado idealismo italiano de Croce e Gentile são, em verdade, dependentes da concepção religiosa italiana. Para tanto, nos deteremos, na primeira parte do nosso trabalho, principalmente numa análise das teses de Maurizio Viroli. Já no segundo parte do nosso artigo nos deteremos na análise dessa temática dentro do conceito de religião da liberdade em Croce. Assim, após tal inventário, teceremos nossas conclusões.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. É preciso duvidar de tudo?Marcio Gimenes de Paula - 2003 - Philósophos - Revista de Filosofia 8 (2).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. VALLS, Álvaro. Kierkegaard cá entre nós. São Paulo: Editora LiberArs, 2012.Márcio Gimenes de Paula - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):180-181.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. VALLS, Álvaro. O crucificado encontra Dionísio – estudos sobre Kierkegaard e Nietzsche. São Paulo: Edições Loyola, 2013. [REVIEW]Márcio Gimenes de Paula - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):177-179.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark